quinta-feira, 24 de abril de 2014

# Senhor, eu não desisto, senhor!


Documentário mostra como foi a resistência do Exercito Brasileiro contra a ditadura militar dentro e fora dos quartéis.

Por: TV Brasil

    O terceiro episódio da série Militares da Democracia começa com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial e mostra como as diferentes correntes políticas conviviam nas Forças Armadas.


    Até 1964, as Forças Armadas não eram um monólito reacionário hegemônico. Mas, com a depuração das mesmas, ocorrida no ano em questão, alguns militares continuaram a resistência dentro e fora dos quartéis. Com isso, as famílias sofreram as consequências do engajamento dos militares legalistas.


Assista ao terceiro episodio da serie "Militares da Democracia": A história dos golpes militares e as histórias dos militares legalistas.




Direção: Silvio Tendler
Produção: Ana Rosa Tendler
Locução: Eduardo Tornaghi


# Ousadia Militar 

Por: TV Brasil

No quarto episódio, a série Militares da Democracia destaca que a resistência de alguns setores das Forças Armadas continua mesmo depois do golpe militar. O programa analisa a resistência armada e a dita resistência política, mostrando como alguns suboficiais subalternos foram o grande celeiro da luta armada.

     A atração debate também como o processo de tortura, praticado desde os primeiros momentos do golpe de estado, é intensificado pela ditadura com o decorrer dos anos.







Direção: Silvio Tendler
Produção: Ana Rosa Tendler
Locução: Eduardo Tornaghi



domingo, 13 de abril de 2014

# Digo ao Povo que Saio!

O Presidente João Goulart decide não resistir ao golpe militar de 1964.


Por: TV Brasil

      O segundo episódio de Militares da Democracia narra o momento em que o presidente João Goulart se reúne, em Porto Alegre, com chefes militares e com o então deputado Leonel Brizola, para discutir a conveniência de resistir ao iminente Golpe de Estado.

      João Goulart manda cessar todos os atos de resistência e parte para São Borja. O episódio discute, ainda, sob vários pontos de vista, a validade da resistência ou não ao golpe militar. Depoimentos do brigadeiro Rui Moreira Lima, do suboficial Avelino Capitani, do capitão de mar e guerra Paulo Henrique Ferro Costa, da advogada Eugenia Zerbini, entre outros.


Assista ao segundo episodio da serie "Militares da Democracia": o Presidente decide não resistir.




Direção: Silvio Tendler
Produção: Ana Rosa Tendler
Locução: Eduardo Tornaghi