quinta-feira, 27 de outubro de 2016

#FIM_da_HISTORIA...

Aos 27 de outubro de 2016 o Blog Historismo encerra suas atividades na rede.


Por: Nito Costa 



      Era uma vez um blog… É isso, tudo na vida – ou quase tudo – tem um fim, e com este blog não haveria de ser diferente. O Blog Historismo começou suas atividades na rede em uma sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, data do aniversario de 459 anos da cidade de São Paulo. Eu, mediador deste blog, sou mineiro de nascimento, mas aprendi a ter uma relação de gratidão com São Paulo. Aqui pude viver e, sobreviver, a algumas experiências que só quem cresce em uma cidade grande como São Paulo pode viver. Isso, por si só, foi suficiente para escolher esta data e colocar o Historismo na rede. #Começo_da_ Historia.  

       
     Em relação ao Golpe de 16 no Brasil, assunto que fez parte das ultimas postagens deste blog, gostaria de deixar claro que continuo ao lado dos legalistas na luta e resistência a qualquer tipo de situação antidemocrática, como a que vem acontecendo nas ultimas horas em meu país. Acredito que a luta política tem seu valor não naqueles que, a qualquer soprar de ventos, saltam do olho do furacão, estes já alcançaram a porção que lhes cabe, a luta política tem seu valor naqueles que nunca desistem. #Resistir_é_ Preciso. 

     
      Gosto de observar e interpretar a história pela ótica dos ciclos. Uma das vantagens de se ter nascido no século 20, e ter a experiência de viver a idade adulta no século 21, é entender que tudo é fugaz! O ciclo do começo, meio e fim é fatídico. Entendo que o que vem ocorrendo na "terra da Presidenta" é um encurtamento, através de um Golpe de Estado, de um ciclo de conquistas sociais, começado e autorizado por voto direto e democrático na eleição presidencial de 2002, que elegeu o primeiro operário presidente do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, que teve o aval democrático da população em 2014, com a reeleição da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, com mais de 54 milhões de votos. # Volta Dilma!

       
     Os políticos de oposição ao projeto de inclusão social, defendido pelo governo Dilma, não conseguiram vitória nas últimas 4 eleições. Destarte, e pra variar, "eles" dão mais um Golpe na democracia brasileira e tentam barrar os visíveis avanços sociais dos últimos anos. #A_Historia_se_Repete. 

      
     Os primeiros passos do GPG (Governo Provisório Golpista), que tem como“presidente” Michel Temer, foi o ato de extinção do Ministério da Previdência, órgão responsável pela elaboração de políticas, gestão e fiscalização da previdência social no país, junto com diversos ministérios ligados a áreas sociais como Cultura, Mulheres, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Desenvolvimento Agrário. E, para completar o pacote de maldades, em votação na Câmara Federal, o GPG conseguiu na noite do ultimo dia 10 de Outubro, em primeiro turno e sem panelaços, a aprovação por 366 votos contra 111 da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela os gastos federais com saúde, educação e assistência social pelos próximos 20 anos. Nesta ultima terça-feira (25), em segundo turno, o plenário da Câmara aprovou esta mesma PEC por 359 votos a 116 (e 2 abstenções). O "país do futuro" esta se tornando o país do retrocesso!   

       
      Neste texto de encerramento das atividades do Blog Historismo acredito que não cabe me estender sobre o grave momento político em que vive o Brasil, deixo como reflexão as palavras de Coélet sobre a pirâmide da injustiça: “Se você vê num Estado a opressão do pobre, o direito e a justiça violados, não se espante com isso, pois quem está no alto tem sempre outro mais alto que o vigia. E sobre os dois, há outros mais altos ainda”. #Já_Estava Escrito...

      
      O fato é que o mundo passa por uma era de ódio ao extremo! As palavras, os sentimentos e qualquer outra coisa que mereça um olhar mais cauteloso e sóbrio, estão sendo interpretadas de forma assustadora. Os sentimentos estão à flor da pele, muitos seguem com o espírito armado, é preciso muita observância e equilíbrio, pois todos nós estamos expostos aos exageros. #Mais_amor, por_Favor!

       
      Com o propósito de compartilhar fatos históricos do passado e da nova história, o Historismo foi seguindo o seu curso. Dizer que existia imparcialidade nas postagens, seguramente seria uma hipocrisia, visto que todo aquele que carrega o habito de escrever, e, escreve por amor, segue a parcialidade do coração.

      
      As postagens do Blog Historismo nunca tiveram o compromisso de fazer um resumo da historia, longe de mim esta loucura, acredito que o deus tempo esta encarregado desta tarefa, apenas registrei – na medida do possível - alguns poucos fatos que surgiram na minha linha do tempo ao longo destes quase 3 anos de postagens. #Tudo_é_ Historia.

       
      Concluo afirmando que foi uma experiência engrandecedora e transcendental compartilhar com os seguidores e leitores do Historismo as minhas postagens. Registro aqui minha eterna gratidão. Sou, acima de qualquer coisa, um homem de espírito livre. E, em nome desta liberdade, neste dia 27 de outubro deixo como registro histórico todas as postagens feitas ate hoje neste blog. Um bom século 21 a todos e todas! #Até Mais!

PEC 241: Clique aqui para saber mais 


Coélet  é considerado o que escreveu o livro de “Eclesiastes”, pertencente à literatura sapiencial do Antigo Testamento. O trecho citado a cima (Eclesiastes capítulo 5 versículo 7) foi tirado da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral , Paulus, 1990.

Mediador do Blog Historismo




















Link do novo Blog:NBlog



Video retrospectivo com imagens do Historismo