Emissora Católica realiza seu primeiro debate político com os principais candidatos a presidente da Republica.
Por: Nito Costa
Na ultima terça-feira (16) a TV Aparecida transmitiu seu primeiro debate com a presença dos principais candidatos a presidência (candidatos estes cujo partido tem representação política na Camara Federal).
Esta iniciativa da Igreja Católica, junto com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), teve inicio nas eleições presidenciáveis de 2010, porem, naquela ocasião não houve a presença de todos os principais candidatos, tendo comparecido apenas o candidato José Serra do PSDB, Plínio de Arruda Sampaio do PSOL (Plínio faleceu dia 08 de junho de 2014 vitima de câncer), e a candidata Marina Silva, na época filiada ao PV. A então candidata Dilma Rousseff, alegando motivos de agenda, não compareceu ao debate.
No encontro os candidatos estiveram frente a frente na cidade de Aparecida (SP). O debate ficou sobre a responsabilidade da emissora Católica TV Aparecida, com mediação do jornalista e apresentador Rodolpho Gamberini, e teve transmissão simultânea nos meios de comunicação de inspiração Católica, sendo estes: TV Canção Nova; Imaculada; TV Nazaré; Rede Vida de Televisão; Rede Século 21; TV 3º Milênio; TV Horizonte e TV Evangelizar, Rede Católica de Rádio (RCR) e o portal A12.com e da Signis Brasil, entidade que ajuda a congregar as mídias católicas do país.
Oito candidatos à Presidência participaram do debate de terça-feira: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Ao responder uma pergunta do candidato Pastor Everaldo sobre as denuncias de corrupção na Petrobras, Aécio Neves atacou a candidata Dilma Rousseff:
— As denúncias fazem o mensalão parecer coisa pequena - disse Aécio.
— As denúncias fazem o mensalão parecer coisa pequena - disse Aécio.
A seguir, a candidata, Luciana Genro, elevou a tensão do debate. Ao responder a pergunta de Aécio sobre educação, Luciana acusou o PSDB de dar início à prática do mensalão no Brasil.
— O senhor falando do PT é o sujo falando do mal lavado —.
Aécio rebateu ironizando Luciana por ter “retornado às origens” como “linha auxiliar do PT”.
— Com todo o respeito candidato, linha auxiliar uma ova. O senhor usou dinheiro público para construir um aeroporto perto nas terras da sua família — revidou Luciana, classificando Aécio como "fanático por corrupção".
Seguramente, o debate foi um dos mais empolgantes dos últimos anos. Vale a pena assistir! O encontro teve cinco blocos, cada um com regras específicas e com a participação de bispos, jornalistas e alguns minutos livres para o confronto entre os candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário