sexta-feira, 11 de setembro de 2015

# O Carrasco de Hitler.


A Vida de Reinhard Heydrich: O Supervisor da Solução Final para a Questão Judaica e a Origem do Holocausto.


GERWARTH, Robert: “O Carrasco de Hitler: a Vida de Reinhard Heydrich O Supervisor da Solução Final para a Questão Judaica e a Origem do Holocausto”. Tradução Mário Molina. – São Paulo: Cultrix, 2013.

Por: Nito Costa.


     Depois de ler a biografia de Hitler,volume 1, do escritor alemão Joachim Fest, e Hitler – Retrato de uma tirania, do brasileiro Fernando Jorge, pensei: Raul seixas estava mesmo certo; “o século xx é uma praga” (musica Cambalache). O projeto de germanização dos nazistas estava baseado num programa historicamente sem precedentes de avaliação racial, roubo, expulsão e milhões de mortes, sendo estas mortes, em sua grande maioria, de judeus.  É preciso ter sangue frio para estudar o século xx!


     Confesso que já estava ficando “incomodado” com estas leituras – porem, como bom historiador tinha que continuar as leituras (ossos do oficio).  Por ironia do destino, em uma confraternização de amigos fui presenteado (pelo amigo Julio Cesar) com o livro, título deste post. Contudo, achei interessante, pois não se tratava de uma biografia de Hitler, e sim, de um soldado do nazismo, Reinhard Heydrich.


     Heydrich (nascido em 7 de março de 1904 na Alemanha) é conhecido como "O Carrasco de Hitler" e também é chamado de  "O Açougueiro de Praga" pelos tchecos. Reinhard Heydrich foi personagem central do mais criminoso genocídio europeu: o Holocausto. Com a descoberta de documentos ainda não publicados, o historiador Robert Gerwarth fornece novas informações sobre a vida pública e privada deste soldado de Hitler, mostrando que, mais do que executor ou carrasco, ele foi responsável por formular políticas adotadas pelo governo nazista, e por implantar uma "solução final para a questão judaica", se tornando, depois de Hitler,  o segundo homem mais perigoso do Terceiro Reich.

     O historiador, Joachin  Fest, defendia que Heydrich  seria  “um maníaco  esquizofrênico  impelido  pela  autoaversão,  que  quis  provar seu valor e transformou-se num homem que parecia uma correia de chicote, dirigindo o aparelho de terror nazista com “frieza luciferiana” de modo a alcançar a meta de se tornar o sucessor de Hitler”. Esta, possível sucessão, foi interrompida com sua morte  na primavera de 1942. Na cerimônia fúnebre de Heydrich, Adolf Hitler, emocionado, subiu ao palanque e acrescentou sua autoridade à celebração de uma vida nazista exemplar: “Ele foi um dos melhores nacional-socialistas, um dos mais fortes defensores do Reich alemão, um dos maiores adversários de todos os inimigos do Império. Morreu como um mártir para a preservação e proteção do Reich”.

     Aos que se interessam pelos bastidores do nazismo “O Carrasco de Hitler” é uma leitura essencial para se compreender este momento tão apocalíptico da historia contemporânea mundial e que iria desencadear, na segunda metade do século xx, a chamada “guerra fria”. Para tanto, é preciso ter sangue frio!


Sobre o autor

Robert Gerwarth é professor de história moderna e diretor do Centro de Estudos de Guerra da University College, Dublin.Foi educado em Berlin e Oxford e obteve bolsas de estudos em Princeton, Harvard, no Instituto  Holandês  de  Documentação  de  Guerra  (NIOD),  e  no Instituto de  Estudos Avançados da University of Western Australia. Entre  suas  publicações,  destaca-se  o  laureado The  Bismark  Myth (2005)  e  diversos  artigos  e  antologias  concentradosna  história  da violência política na Europa do século XX.


Sobre a Editora Cultrix

Fundada em 1956, a Editora Cultrix tem como objetivo lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura,  linguística,  sociologia,  psicologia,  administração  e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade.  A editora integra o Grupo Editorial Pensamento, nascido em 1907 e reconhecido  pelo  pioneirismo  e  inovação  na  seleção de  temas  e títulos para publicação.

 



Assista o documentário “O assassinato de Reinhard Heydrich”. (Documentário dublado em espanhol).





Nenhum comentário:

Postar um comentário