quinta-feira, 3 de abril de 2014

# Verdade Dolorida



O episódio de estreia da serie Militares da Democracia remonta às vésperas do golpe militar que mudou a história do Brasil.



Por: Nito Costa.


    O Golpe Militar latino americano vindo das mãos do "poder" estadunidense chegou em terras brasileiras em 1964. Quando muitos comemoravam as mentiras do 1º de Abril daquele ano uma dolorida verdade pôs fim ao curto período democrático no Brasil.
 
    Com Direção de Silvio Tendler e produção de Ana Rosa Tendler os momentos  que antecedem o Golpe Militar de 1964 são narrados pelos que viveram os momentos de tensão decorridos entre 31 de março e 2 de abril, quando forças armadas militares  provenientes de Minas Gerais se rebelaram contra o governo de João Goulart, levando o presidente à decisão de partir para Porto Alegre.

    A serie Militares da Democracia estreou na TV Brasil no ultimo dia 31 de março, o documentário contem depoimentos do ex-Ministro do Trabalho Almino Affonso, do ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa, do antropólogo Anacleto Julião, do jornalista e político Milton Temer, entre outros.
 
    Os depoimentos e imagens colocados no filme nos mostra como este período, que durou 21 anos, interferiu na Democracia Política Brasileira, seja ela, civil ou partidária. A lembrança da realidade deste fato histórico nos ajuda a não permitir que a historia se repita. E, destarte, nos mostra o valor da Democracia Política no Brasil reforçando a milenar máxima do filosofo grego (a Grécia é o berço do sistema social democrático):
 
“O homem é um animal político”

Aristóteles.



 Veja o primeiro documentário da serie “Militares da Democracia: O dia do Golpe".



Nenhum comentário:

Postar um comentário