sexta-feira, 1 de agosto de 2014

# Noticias do Planalto

NOTICIAS DO PLANALTO: A Imprensa e o Poder nos Anos Collor.




CONTI, Mario Sergio: “NOTÍCIAS DO PLANALTO - A imprensa e o poder nos anos Collor”, 2ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras.

Por:  Nito Costa

     O livro citado acima é um presente que recebi de um grande amigo, “Seu” Valdemar Diniz Barros. Logo que recebi o livro agradeci e falei que o leria nas vésperas das eleições presidenciais de 2014, para que assim, pudesse cometer um “anacronismo sadio”, fazendo comparações sobre o processo eleitoral ocorrido em 1989 e as eleições deste ano. Neste anacronismo proposital pude observar fatos que eram o ponto alto nas campanhas eleitorais civis daquela época, após duas décadas de regime militar. Dentro destas observações encontrei temas que ainda estão a pino nas eleições atuais, citando como exemplos: a legalização do aborto, o envolvimento de políticos com o uso de drogas, a crença ou não em Deus, entre outras.

     Em uma época onde, segundo trechos do livro, quase tudo se resolvia com diálogos a base de doses de gim ou vodka, uísque e tabaco - não muito diferente de hoje em dia -, o autor, Mario Sergio Conti, expõe, com detalhes jornalísticos, momentos de grande importância na historia recente do Brasil. Detalhes estes, que remontam todo o processo que levou ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, o Plano Collor - que confiscou a poupança dos brasileiros no inicio dos anos de 1990-, a rincha do presidente com seu irmão Pedro Collor e todo o envolvimento de Collor e seu tesoureiro de campanha e amigo, de longa data, Paulo Cesar Farias o PC Farias. O livro também mostra em suas linhas uma incrível interligação de nomes da política nacional junto a diversos personagens da imprensa e das diversas frações de poder no país.

     O autor se baseia na relação da imprensa da época com Fernando Collor e seus aliados e em entrevistas feitas com 141 pessoas. É, sem duvida, uma grande experiência de “livro-transporte” para os primeiros momentos políticos da nova democracia brasileira, sendo um livro indispensável para os que se interessam em saber mais e melhor sobre a nossa historia.  No posfácio do livro o jornalista, Otavio Frias Filho, resume a obra de Conti em “Um mosaico ao mesmo tempo vasto e detalhista, um marco na história do jornalismo local e uma leitura que não é fácil deixar pelo meio”.  Outro jornalista a deixar seu comentário sobre NOTICIAS DO PLANALTO é Ricardo Noblat, ele escreve que: “É o mais cru e desavergonhado relato que se fez até hoje sobre as relações entre jornalistas e políticos.” Em sua primeira edição Notícias do Planalto recebeu o Prêmio Jabuti no ano 2000.


     Mario Sergio Conti,  é Jornalista e escritor, passou a comandar o programa 'Diálogos' na GloboNews. Foi âncora do programa Roda Viva da TV Cultura, editor da revista Veja e do Jornal do Brasil, correspondente da Rádio Bandeirantes em Paris. Escreve para a revista Piauí, é articulista da Folha de S.Paulo e colunista do jornal O Globo. 


No vídeo a seguir o jornalista, Alberto Dines, conversa com Mario Sergio Conti sobre o livro Notícias do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário