quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

#Feliz Ano Novo!

Chineses entram no ano 4.713, o ano da Cabra. 


Por: Nito Costa.

     Segundo muitos “especialistas” o ano novo tupiniquim só começa mesmo após o carnaval – embora para a grande maioria da população o ano já começou e começou caro. Contudo, os milhares de chineses neo-brasileiros que residem no país do carnaval comemoram nesta quinta-feira (19) a chegada do ano 4.713. A comemoração da data pode variar entre os dias 21 de janeiro e 19 de fevereiro, de acordo com a segunda lua nova após o solstício de inverno. O ano chinês é determinado pelo calendário lunar e as comemorações duram 15 dias

     Os anos chineses são divididos em ciclos de 12 anos. Cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco, sendo eles: Rato (ou Camundongo), Boi (ou Búfalo), Tigre, Coelho (ou Lebre ou Gato), Dragão (ou Crocodilo), Cobra, Cavalo, Cabra (ou Carneiro ou Ovelha), Macaco, Galo (ou Frango), Cachorro, Porco (ou Javali).

     Seguindo a lógica do calendário chinês o ano 4.713 será simbolizado pela Cabra (ou Carneiro ou Ovelha), um animal considerado submisso e criado para o abate. Diversos chineses acreditam que os bebês nascidos neste novo ano terão grande probabilidade de ser infelizes, desiludidos e seus casamentos acabarão em fracasso, sedo que, apenas um em casa dez adultos nascidos em anos de Cabra podem ser felizes.

     A comunidade chinesa no Brasil irá comemorar a data no final de semana após a data, nos dia 21 e 22 de fevereiro. Na China as comemorações duram 15 dias, onde há grande movimentação da população dentro do país, o primeiro dia é marcado por orações e boa vinda dos deuses.

Veja a Tradição:


1º dia – Os chineses acolhem os deuses do céu e da terra sem comer carne. Eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz.

2º dia – Neste dia eles rezam por seus antepassado e pelos deuses. Também é comemorado o aniversário de todos os cães, que recebem alimentação por isso.

3º e 4º dias – São os dias que os filhos homenageiam os pais, vivos ou mortos. Por isso há um esforço para ir ao encontro deles. No quarto dia os deuses voltam a terra.

5º dia – É o chamado Po Woo, dia que ninguém visita ninguém, porque traria azar para as famílias. É dia de adorar o Deus da Riqueza.

6º ao 10º dia - Começam as visitas a parentes, amigos e aos templos, onde se reza por saúde, prosperidade, sorte.

7º dia – É comemorado o aniversário de todos os homens e mulheres. A tradição manda comer macarrão e peixe para promover a longevidade. A bebida é feita por sete tipos de vegetais

8º e 9º dias – A oitava noite é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar orações e oferendas ao Imperador de Jade.

10º ao 13º dia – São feitos grandes banquetes entre o 10° e o 12° dia, com familiares e amigos, sempre nos jantares. No 13º dia, a alimentação é a base de arroz e mostarda para limpar o corpo.

14º – As pessoas se preparam para o Festival das Lanternas da noite seguinte.

15º dia – É a primeira noite de lua cheia. As pessoas realizam o Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual com luzes coloridas, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que termina com a ascensão das lanternas ao céu, com as famílias reunidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário