sexta-feira, 22 de abril de 2016

#BRASIL_a_perigo_de_um_GOLPE!

 

Primeira mulher eleita e, reeleita democraticamente, presidente do Brasil,  pode ser afastada do cargo através de um golpe político.



Por: Nito Costa


"O não afastamento da presidenta Dilma Rousseff é uma oportunidade histórica de o Brasil mostrar para o mundo que tem uma democracia confiável e, cada vez mais, madura".



     No ultimo dia 17 de Abril 367 deputados e deputadas federais deram inicio a velha pratica política brasileira do eterno retorno. GOLPE, de novo! Os golpistas da vez argumentam se basearem na constituição federal de 1988 e tentam a todo custo e formas, sobretudo com o poder de influencia da grande mídia, afastar a primeira mulher presidente do Brasil. Estes querem cometer esta injustiça com a presidenta Dilma, usando como desculpa, o fato de ela ter utilizado uma pratica fiscal antiga na política brasileira, as chamadas “pedaladas fiscais”.

     O termo “pedalada fiscal” se refere a operações orçamentárias realizadas pelos governos, que consistem em atrasar o repasse de verba a bancos públicos e privados com a intenção de aliviar a situação fiscal do governo em um determinado mês ou ano. Esta é uma pratica fiscal já antiga no pais, sendo cometida por todos os ex-presidentes, inclusive por Fernando Henrique Cardoso que, como bom golpista apoia o golpe. E, se não bastasse, vários governadores em exercício, entre eles o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB (mesmo partido político de FHC) também praticou esta manobra fiscal. Em suma, é um golpe sim, pois, se vale para uns tem que valer para todos! E, se tiver de mudar a regra do jogo, que mude, mas que esta mudança seja através de uma profunda reforma política. Não podemos acreditar nesta ilusão de que afastando a presidenta as crises econômicas e políticas serão resolvidas, pura e simplesmente porque ela saiu. Estão usando Dilma Rousseff como bode expiatório, para que assim, os mesmos de sempre voltem ao poder com seus projetos políticos. Querem fazer pensar que ela e seu partido político, o PT, são culpados pelos erros históricos da política brasileira. Isso representa um golpe contra a soberania popular, Dilma foi reeleita com mais de 54 milhões de votos diretos. Qualquer ação política que não valoriza estes votos é golpe, e deixaria um cisma na democracia brasileira.

     É importante lembrar que o Brasil faz farte de um mercado globalizado, ou seja, o país não é uma ilha, por isso sempre corre o risco de ser afetado por crises econômicas, - crises estas, que a historia mostra fazer parte do próprio capitalismo. A mais recente crise no modo de produção capitalista vem se arrastando desde 2008, uma hora iríamos sentir seus reflexos. Contudo, o país hoje é forte o suficiente para aguentar esta tormenta econômica, prova disso é que não precisamos mais de pedir socorro ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Como todas as crises econômicas, esta também é passageira, e representa uma grande oportunidade de aprendermos a lidar com elas e enfrenta-las.

     Outra crise que esta atrapalhando o segundo mandato da presidenta Dilma – e, me parece que esta crise é pior do que a econômica- é a crise política. O congresso nacional não esta deixando a presidenta trabalhar. Através das chamadas pautas bombas: projetos que, se aprovados, elevam os gastos do Executivo e colocam em risco o ajuste fiscal idealizado no governo como uma forma de melhorar as contas públicas. A câmara federal, presidida por Eduardo Cunha (PMDB), não coloca em votação pautas importantes para o desenvolvimento do pais, clara intenção de prejudicar a presidenta.

     Ainda dentro da crise política, a grande mídia tupiniquim (TVs, rádio, revistas, jornais e internet), está carregando na tinta, verdadeiros terroristas, e criando um clima apocalíptico no Brasil – a televisão se tornou de vez a imagem da besta, só quer ver o caos- o foco é o de quanto pior melhor, e assim, aumentar a crise política e justificar o injustificável: o afastamento da presidenta. Nunca foi tão fácil identificar as forças ocultas por trás desta tentativa de golpe.

    


     Dilma Vana Rousseff é uma das figuras políticas da historia recente mundial mais honestas! E isto é um fato, vide todas as investigações feitas pelo Brasil em relação a ela - a própria presidenta chegou a dizer que foi virada as avessas. O Tio Sam (EUA) foi denunciado por um esquema de espionagem onde Dilma Rousseff, mesmo antes de ser presidente, era o alvo, e não encontraram nada contra ela.

     Tentar afastar da política uma mulher deste valor é, sem duvida nenhuma, uma ideia sem pé nem cabeça! Dilma Rousseff é um patrimônio do Brasil. Um pais que não valoriza políticos com a honestidade e a coragem da presidenta Dilma esta fadado ao retrocesso político, vivendo assim, em um eterno retorno.

     A sociedade brasileira, em todas as suas formações, tem que se mostrar contra esse ódio que os golpistas criaram no pais. Não podemos nos render a esse espírito fascista que, de novo, mostrar a sua cara em favor de um golpe. A intenção da luta contra o golpe não pode ser encarada como uma luta em favor de um partido, mas sim, em favor de uma brasileira honesta e corajosa, uma mulher que, cada vez mais, mostra seu valor através de sua própria historia política.

 notas de rodapé:
*Um dos aspectos do Eterno Retorno diz respeito aos ciclos repetitivos da vida. O Eterno Retorno é um conceito desenvolvido pelo filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900)
*O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. (mundo educação uou)

Assista na integra a entrevista coletiva de Dilma Rousseff sobre resultado de votação de processo de afastamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário