segunda-feira, 30 de maio de 2016

# O_BRASIL

Obra de Margaret Presser  é um excelente paradidático para refletir e compreender melhor o Brasil.





PRESSER, Margaret,1961 -“Pequena enciclopédia para descobrir o Brasil.”- Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.   

Sinopse:

     Nesta obra de Margaret Presser, o leitor encontrará muitas informações sobre a história do Brasil. Há diversas datas e vários nomes. Números em quase todos os verbetes. No entanto, esses dados são usados aqui como meras referências, a partir das quais se faz uma reflexão sobre cada tema. Nesse sentido, cada verbete é desenvolvido muito mais como um pequeno e despretensioso ensaio do que propriamente como um verbete enciclopédico.
     
     Espera-se que os estudantes, com  este material de apoio, disponham de mais elementos para fazer outras leituras de seu material didático, dando sentido a informações que costumam aparecer ora em um livro de geografia, ora em um texto literário, ou ainda no noticiário de televisão, na Internet, nas ruas, e estimulando-os a encontrar novas histórias nas entrelinhas da história que lhes chega por todos esses veículos.

     Do “Acre” à “Vasco da Gama”, os capítulos estão distribuídos em ordem alfabética e são compostos pela evolução social, política, cultural e econômica do país, destacando os principais responsáveis por estes eventos e esclarecendo dúvidas simples dos leitores.

     “Descobrimento”, “Negro”, “Monopólio”, são capítulos pertinentes, assim como outros para compreensão do que ocorreu no país desde a colonização até os primórdios do século XX. Com a leitura é possível refletir melhor sobre os povos indígenas do Brasil colônia, sobre o processo de escravidão, entendendo o fluxo do tráfico de escravos da África para cá e outros pontos importantes do início da nossa história.

     Outros termos interessantes na obra de Presser são os verbetes “Franceses no Brasil” e “Holandeses no Brasil”, que falam sobre as duas colônias francesas fundadas no Brasil, a França Antártica, instalada na Baía de Guanabara, onde hoje fica o Rio de Janeiro e, a França Equinocial, colônia francesa que foi estabelecida nos arredores de São Luís no Maranhão. Sobre a parte dos holandeses no Brasil, a autora descreve a ocupação holandesa na costa do nordeste Brasileiro, principalmente na faixa de Olinda à Recife, região que batizaram de Nova Holanda.


Sobre a autora:

Margaret Presser possui graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Alcântara Machado (1982) e especialização em Educação Infantil - Universidade Metodista de São Paulo (2003) , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mídia-educação e história.

Anexo: vídeo “A História do Brasil por Bóris Fausto”.

Série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até a eleição presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (2002). A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário