Primeiro dia do horário político do segundo turno da eleição presidencial 2014
Por: Nito Costa
A propaganda eleitoral foi retomada na ultima quinta-feirua (9), às 20h30. No rádio, recomeçou na sexta-feira (10), às 7h. O tempo para cada candidato à Presidência da República será igual no segundo turno. Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) terão dez minutos cada.
Dilma Rousseff foi a primeira a se apresentar, porque teve a maior votação no primeiro turno. A partir daí, a ordem dos candidatos será alternada.
Dilma Rousseff afirmou que o que está em jogo no segundo turno é um modelo de país. "Não faço ataques pessoais ao candidato adversário, mas é fato que ele representa um modelo que quebrou o país três vezes", disse a candidata, para quem o governo tucano "se curvou o FMI" e "esqueceu os mais pobres". "Minha candidatura representa uma luta contra esse passado que o candidato tanto defende", afirmou Dilma.
O programa de Dilma também apresentou depoimentos de governadores atuais e eleitos, como Fernando Pimentel (PT-MG), Rui Costa (PT-BA), Renan Filho (PMDB-AL), Raimundo Colombo (PSD-SC), Tião Viana (PT-AC), Marcelo Miranda (PMDB-MS), Wellington Dias (PT-PI), Jackson Barreto (PMDB-SE), Jaques Wagner (PT-BA), além da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO).
Dilma expôs ainda propostas que formulou ao longo da campanha: modelo de segurança integrada; reforma "profunda" no ensino básico; controle da inflação, sem desemprego e arrocho salarial; fim da impunidade; e reforma política.
Aécio Neves enfatizou o "desejo de mudança". Ele começou dizendo que "quem venceu de verdade o primeiro turno foi a imensa vontade de mudança do brasileiro".
"Milhões de brasileiros deixaram muito claro que não aceitam mais que o Brasil continue no caminho que está", afirmou.
Aécio ainda disse que na campanha de segundo turno vai falar de ações para o país voltar a crescer. "Só crescendo, nós vamos conseguir melhorar a saúde, a educação, a qualidade dos empregos, os salários, os benefícios sociais, a sua segurança".
A propaganda de Aécio também destacou o apoio de outros candidatos derrotados, mostrando depoimentos de Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), além do apoio do PSB, que lançou Marina Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário