terça-feira, 14 de outubro de 2014

# Nova Política?

Com apoio a Aécio Neves para presidente Marina Silva revela a sua arcaica “nova política”.



Por: Nito Costa

     A pouco mais de  uma semana do primeiro turno das eleições, Marina Silva declara oficialmente apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) na manhã do ultimo domingo (12). O apoio, que já era esperado, acontece um dia depois do tucano divulgar uma carta de compromissos claramente inspirada nas condições da ex-candidata para apoiar o PSDB.


     Marina, que recebeu 22 milhões de votos no dia 05 de Outubro, informou que estava aguardando os partidos de sua chapa se posicionarem para tomar a sua decisão.


     “ Minha posição é divulgada no momento correto, pois tivemos o posicionamento de cada um dos partidos que nos apoiaram no primeiro turno”, afirmou no começo do evento, ao lado do vice de sua chapa, Beto Albuquerque.


    Apesar da posição já ser esperada, o discurso mostrou uma contradição política de Marina. Defensora de uma, suposta, “nova política” a candidata acabou se aliando com a velha direita neoliberal que vendeu grande parte das empresas Estatais brasileiras a preços de banana no governo de Fernando Henrique (PSDB), mesmo partido político de Aécio Neves, - click  e veja o livro“A Privataria Tucana” do jornalista Amaury Ribeiro Jr-.


     Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil durante oito anos, de 1995 a 2002, quando o seu candidato a presidente, José Serra (PSDB), foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). FHC foi o primeiro presidente reeleito do país. No final da década de 1990 foi divulgado, por uma parte da imprensa, um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil: a compra de votos para a emenda da reeleição. Porem, até hoje, o escândalo não foi investigado, - click  e veja o livro: “O Príncipe da Privataria, A História Secreta de Como o Brasil Perdeu seu Patrimônio e Fernando Henrique Cardoso Ganhou Sua Reeleição” do jornalista Palmério Dória.


     O mais curioso a respeito do episódio de compra de votos para reeleição de FHC em 1997, diferente do chamado mensalão do PT, onde o governo da então presidente e atual candidata a reeleição Dilma Rousseff, não interferiu nas investigações, é que nada foi investigado, mesmo com a existência de provas materiais periciadas a respeito.




     Depois de se entregar a velha política, Marina Silva lembrou da importância da contribuição de Fernando Henrique Cardoso para o país, com a, segundo ela, estabilidade econômica, e de Lula, com a inclusão social. Ela ainda destacou os compromissos de Aécio com os valores democráticos, reforma política, bandeiras sociais como educação, saúde e reforma agrária, transformação do Bolsa Família em programa de Estado e questões socioambientais.


Assistir anuncio de Marina Silva onde a ex-candidata declara seu apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário