Justiça Eleitoral recomenda o uso da “cola” no dia da votação
Por: Nito Costa
As eleições deste ano levarão a frente da urna mais 140 milhões de eleitores, muitos deles, pra variar, ainda não escolheram em quem votar ou preferem se manter no seu silêncio democrático. O fato de haver eleitores que votam em “modo automático” se torna um alvo certo para os candidatos distribuírem seus santinhos com os números já definidos e com isso encabrestar o eleitor, sendo assim, a pratica de se burlar a lei eleitoral que proíbe a “boca de urna” se torna comum.
A legislação eleitoral proíbe, no dia da eleição, o recrutamento de eleitores ou a propaganda de boca de urna. Esta ação pode resultar em 6 meses a 1 ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50 (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 5º, I a III).
Contudo, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve para a cabine de votação uma cola, preenchida pela própria pessoa, com os nomes e números dos candidatos. A cola disponibilizada pelo STF (Superior Tribunal Eleitoral) já possui a ordem de votação da urna eletrônica. O primeiro voto nessas eleições é para deputado estadual, quando o eleitor deverá digitar cinco números. O próximo voto é para deputado federal: quatro números. Em seguida, o eleitor votara para o cargo de senador, com três números. O próximo voto é para governador, com dois números e, por último, será o voto para presidente da República, também com dois números.
O Tribunal recomenda ao eleitor que não esqueça de levar consigo um documento oficial com foto, uma vez que não é permitido votar só com o título de eleitor. O 1º turno das eleições de 2014 irá ocorrer no dia 5 de outubro, e o 2º turno no dia 26 de outubro de 2014, ambos com início da votação às 8h e término às 17h.
Com este “santinho democrático” o eleitor vai decidir em quem votar dentro da sua própria consciência e não nas ruas e calçadas das cidades.
Clique aqui para imprimir a “colinha” eleitoral. Com ela, a votação fica mais fácil.
Clique aqui para ver a biografia de todos os candidatos e candidatas a presidência da Republica.
Segue Documentário: “Boca de urna.”
Sinopse: Documentário realizado em vídeo acerca dos
anseios, frustrações e esperanças de um povo que vive em um regime democrático
corrompido e do preocupante futuro político da realidade brasileira.
Duração: 9'34"
Direção: Ferdinando Dantas
Local e data de produção: João Pessoa, Paraíba. 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário